segunda-feira, 17 de junho de 2019

ENTREVISTA COM O PROF. DR. LEONIR LORENZETTI

Prof. Dr. Leonir Lorenzetti


Possui graduação em Ciências Habilitação em Biologia pela Universidade do Contestado (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente é professor da Universidade Federal do Paraná, atuando no Departamento de Química e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, atuando na Linha Educação em Ciências. Atua também no Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Lider do Grupo de Pesquisa Alfabetização Científica e Tecnológica na Educação em Ciência. Atuou no Pibid como Coordenador de Área de Gestão de Processos Educacionais no período de 2014 a 2018. Atua no Programa Licenciar da UFPR. Atua como Coordenador do Pibid de Área do Curso de Ciências Biológicas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências e Ensino de Biologia, atuando principalmente nos seguintes temas:Alfabetização Científica e Tecnológica, CTSA, Educação Ambiental, Formação de Professores, Epistemologia de Fleck, Pesquisa do Estado da Arte.

Educacias pergunta:
Diante de tantas especificidades da formação de professores, bem como as dificuldades vivenciadas na Educação Básica brasileira, como é possível articular o Ensino de Ciências com a Alfabetização Científica?

Prof. Dr. Leonir Lorenzetti responde: (ouça)



Palavras-chave: Alfabetização Científica. Concepção Construtivista na Educação. Contextualização. 



Leticia de Oliveira Santos - Mestranda do PPGECIM/UFAL
Prof. Dr. Kleber Cavalcanti Serra - IF/UFAL (orientador)  
Educacias - Ensino de Ciências em Foco 

3 comentários:

  1. A contextualização é essencial para que os estudantes possam compreender os conteúdos e colocar em práticas na sua vida cotidiana.

    ResponderExcluir
  2. O processo de ensino-aprendizagem deve articular com os alunos os saberes já existentes com aqueles que serão adquiridos na escola, por isso se faz útil a quem ensina estabelecer pontes de diálogos reflexivos, conduzindo a turma a aprendizagens reais.

    ResponderExcluir