Público-Alvo: Estudantes do 4° ano do Ensino Fundamental.
O tema trabalhado na oportunidade foi Vulcão, porém, antes de chegar no
encaminhamento desta atividade foi necessário estudar com a turma a organização
do Sistema solar, em seguida a terra e suas características gerais, o solo, e
por fim, os aspectos físico-químicos dos vulcões. Foi necessário também
aproximar os conteúdos à realidade dos estudantes, para estes pudessem adquirir
uma assimilação mais concreta. Foi de suma importância introduzir situações
investigativas em sala de aula, como proposto por Carvalho (1998).
O tempo de duração desta prática docente foi de um bimestre
letivo do ano de 2017, o que correspondeu a 16 horas/aula, visando, inclusive, introduzir
Alfabetização Científica, já que a turma apresentava configurações de um ensino
associado à alfabetização da língua portuguesa e matemática, apenas. Sendo
necessário inicialmente oportunizar um ambiente discursivo, com momentos de
relatos de experiências orais e escritos, além da atividade própria de
experimentação na sala de aula com materiais de fácil acesso e baixo custo.
O resultado foi o engajamento da turma para produzir os
vulcões com barro, argila ou massa de modelar, e depois, a simulação da erupção
do vulcão com materiais específicos e acessíveis a todos para a experimentação.
A avaliação do desempenho dos estudantes foi por meio de
relato de experiência oral e escrito, a fim de perceber a habilidade discursiva
e a capacidade de construção da escrita, incluindo palavras diferentes do
vocabulário, já que certos produtos químicos, (neste caso de baixo custo e
acessível a todos), tem nomenclatura própria como “bicarbonato de sódio”,
“vinagre”, “detergente” dentre outros.
Objetivo Geral:
Promover experimentos científicos com reações químicas na sala de aula utilizando materiais de baixo custo, visando aprendizagem significativa no estudo do solo e vulcões.
Objetivos Específicos:
· Oportunizar na sala de aula um ambiente de
reflexão e discussão de temas científicos.
· Introduzir a alfabetização científica por meio
de atividades contextualizadas e percepção do ambiente natural onde vivem, bem
como a composição do universo (visualizar por meio de pesquisa na internet,
observar o céu de dia e de noite, fazer pesquisas em livros didáticos da escola,
desenvolver oficinas de recorte e colagem com figuras do universo).
· Refletir por meio de figuras e vídeos sobre a
terra e seus componentes naturais.
· Conhecer por meio de pesquisas em livros
didáticos e outras fontes científicas as características do solo.
· Realizar um estudo sobre os vulcões e seus
principais aspectos.
· Produzir miniaturas de vulcões com barro, argila
ou massa de modelar.
· Realizar experimentos químicos com materiais
acessíveis e de baixo custo para simular a erupção de um vulcão.
· Fazer uma exposição no pátio da escola com os
vulcões produzidos pela turma.
· Avaliar os estudantes por meio de relatos de
experiências oral e escrito, a fim de promover apropriação de novas palavras da
língua portuguesa.
Metodologia
Um dos estudos mais
significativos para as crianças é a noção de astronomia, onde nos deparamos com
a nossa existência, e a compreensão do espaço onde vivemos.
A partir da imensidão do
espaço geográfico, nos sentimos pequenos, ao olhar para o céu, nos sentimos
como formigas, contemplar o mar, a lua, as estelas, ou mesmo acompanhar o
processo que perpassa o dia, os meses, os anos, as estações, são variações que
estão intimamente ligados a organização do universo, e disposição dos planetas
no sistema solar.
A primeira etapa desta prática consistiu na introdução da
Alfabetização Científica nesta turma, iniciamos o estudo sobre universo e o
Sistema solar, foi apresentado a música Universo, do desenho animado Animaniacs,
para dar percepção aos estudantes, propiciando visão micro e macro do universo.
A duração foi 4h/a.
Em seguida, realizamos uma roda de conversa sobre o
universo, dando a abertura de espaços para questionamos:
1. O que aconteceria se estivéssemos mais próximos do sol?
2. Ou se estivéssemos mais distantes do sol?
3. Será que há condições de sobrevivência nos outros planetas?
4. Por que somos considerados o planeta azul?
1. O que aconteceria se estivéssemos mais próximos do sol?
2. Ou se estivéssemos mais distantes do sol?
3. Será que há condições de sobrevivência nos outros planetas?
4. Por que somos considerados o planeta azul?
Essas discussões são de
extrema curiosidade para os alunos, e a partir destes despertamentos avançamos
nos estudos sobre a composição do sistema solar, sua organização e o estudo da
terra.
A segunda etapa consistiu no estudo da terra e suas propriedades
físico-químicas, seus elementos, camadas (crosta, manto e núcleo), formato,
condições naturais de sobrevivência, preservação dos recursos naturais, dentre
outras temáticas relacionadas. Para esta etapa utilizamos muitas figuras
contidas em diversas fontes como revistas, o livro didático próprio da turma,
desenhos animados como: Show da Luna, Doki e Animaniacs.
A terceira
etapa estudamos mais delimitadamente as camadas da terra, o solo e seus
tipos (arenoso, argiloso e humoso). Durante este percurso metodológico
solicitamos que as crianças escolhessem um tipo de semente, localizasse um solo
humoso, e num recipiente adequado plantasse a semente escolhida, além de ter o
cuidado diário de deixar a terra sempre úmida para que a semente pudesse germinar.
Esta atividade levou um tempo estimado de pelo menos 4 horas aulas, pois era
necessário incentivar diariamente a turma a realizar em casa o procedimento, e
acompanhar o desenvolvimento da semente até ela crescer. Os resultados foram
excelentes.
A quarta
etapa foi produção de miniaturas de vulcões com barro/argila. Após as
etapas de compreensão do espaço geográfico, de como é a organização da terra e
componentes necessários para a vida, foi sugerido por mim que os alunos
produzissem miniaturas de vulcões com barro. O conteúdo inicialmente foi
exposto no livro didático (anexo), apresentando as características dos vulcões
e o que acontece após a erupção. Conversamos sobre alguns lugares que possuem
vulcões ativos e inativos, os elementos químicos que contém na fumaça dos vulcões,
os males que podem trazer à saúde ao inalar aquela fumaça, e o que acontece com
a lava após a erupção.
Foi solicitado que os alunos fizessem pesquisas
sobre o assunto na internet pelo celular, já que a grande maioria da turma
possui esta disponibilidade. Conversarmos na aula seguinte sobre o assunto
sempre motivando-os a fazer a miniatura do vulcão.
A turma levou em média 4 horas/aula para fazer as
miniaturas, então, conversamos novamente sobre a erupção e propomos a experimentação.
Utilizamos bicarbonato de sódio, vinagre, corante e detergente. Os estudantes
se organizaram para trazer o material já que era de baixo custo e não trazia
nenhum perigo à saúde, realizamos o experimento na sala de aula. Todos os
alunos participaram ativamente do momento com muita curiosidade, desejando,
inclusive, realizar o experimento.
É fundamental que o professor estabeleça regras
para que cada um possa realizar com calma a experimentação, pois a turma, ao
acompanhar as etapas e resultados, fica bastante entusiasmada, e se não houver
colaboração de todos pode resultar num momento de muita euforia e pouco
aproveitamento.
Concluindo a etapa da experimentação propomos uma
roda de conversa sobre o que foi realizado na aula, em seguida solicitei que
cada um fizesse de maneira objetiva a descrição das etapas do experimento.
Os conteúdos trabalhados foram delimitados no Livro Didático (Aprender Juntos, Ciências) como componente curricular obrigatório do 4° ano do Ensino Fundamental. São conteúdos estabelecidos numa linha didático-metodológica para o 1° bimestre letivo. Foram os seguintes:
Sistema solar
O planeta Terra.
De que é formado o Solo?
Vulcões.
Resultados:
BRASIL. Ministério
da Educação, Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação,
2018.
DISCOVERY KIDS
BRASIL. O Show da Luna. São Paulo, 2016.
MOTTA, Cristiane.
Aprender Juntos ciências, 4º ano: Ensino Fundamental. 4. ed. São Paulo: Edições
SM, 2014.
Fonte:
https://www.youtube.com/watch?v=HjCQUjwwQGc
------------
Letícia de Oliveira Santos - Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM/UFAL)
Prof. Dr. Kleber Cavalcanti Serra - Instituto de Física/UFAL (Orientador)
Prof. Dr. Kleber Cavalcanti Serra - Instituto de Física/UFAL (Orientador)
Nenhum comentário:
Postar um comentário