quarta-feira, 27 de março de 2019

Práticas Educativas em Ciências nos Anos Inicias do Ensino Fundamental

Tema: Vulcões
Público-Alvo: Estudantes do 4° ano do Ensino Fundamental.

O tema trabalhado na oportunidade foi Vulcão, porém, antes de chegar no encaminhamento desta atividade foi necessário estudar com a turma a organização do Sistema solar, em seguida a terra e suas características gerais, o solo, e por fim, os aspectos físico-químicos dos vulcões. Foi necessário também aproximar os conteúdos à realidade dos estudantes, para estes pudessem adquirir uma assimilação mais concreta. Foi de suma importância introduzir situações investigativas em sala de aula, como proposto por Carvalho (1998).
O tempo de duração desta prática docente foi de um bimestre letivo do ano de 2017, o que correspondeu a 16 horas/aula, visando, inclusive, introduzir Alfabetização Científica, já que a turma apresentava configurações de um ensino associado à alfabetização da língua portuguesa e matemática, apenas. Sendo necessário inicialmente oportunizar um ambiente discursivo, com momentos de relatos de experiências orais e escritos, além da atividade própria de experimentação na sala de aula com materiais de fácil acesso e baixo custo.
O resultado foi o engajamento da turma para produzir os vulcões com barro, argila ou massa de modelar, e depois, a simulação da erupção do vulcão com materiais específicos e acessíveis a todos para a experimentação.

A avaliação do desempenho dos estudantes foi por meio de relato de experiência oral e escrito, a fim de perceber a habilidade discursiva e a capacidade de construção da escrita, incluindo palavras diferentes do vocabulário, já que certos produtos químicos, (neste caso de baixo custo e acessível a todos), tem nomenclatura própria como “bicarbonato de sódio”, “vinagre”, “detergente” dentre outros.

Objetivo Geral:
Promover experimentos científicos com reações químicas na sala de aula utilizando materiais de baixo custo, visando aprendizagem significativa no estudo do solo e vulcões.

Objetivos Específicos:
·   Oportunizar na sala de aula um ambiente de reflexão e discussão de temas científicos.
·    Introduzir a alfabetização científica por meio de atividades contextualizadas e percepção do ambiente natural onde vivem, bem como a composição do universo (visualizar por meio de pesquisa na internet, observar o céu de dia e de noite, fazer pesquisas em livros didáticos da escola, desenvolver oficinas de recorte e colagem com figuras do universo).
·    Refletir por meio de figuras e vídeos sobre a terra e seus componentes naturais.
·    Conhecer por meio de pesquisas em livros didáticos e outras fontes científicas as características do solo.
·    Realizar um estudo sobre os vulcões e seus principais aspectos.
·    Produzir miniaturas de vulcões com barro, argila ou massa de modelar.
·    Realizar experimentos químicos com materiais acessíveis e de baixo custo para simular a erupção de um vulcão.
·    Fazer uma exposição no pátio da escola com os vulcões produzidos pela turma.

·    Avaliar os estudantes por meio de relatos de experiências oral e escrito, a fim de promover apropriação de novas palavras da língua portuguesa.

Metodologia

Um dos estudos mais significativos para as crianças é a noção de astronomia, onde nos deparamos com a nossa existência, e a compreensão do espaço onde vivemos.
A partir da imensidão do espaço geográfico, nos sentimos pequenos, ao olhar para o céu, nos sentimos como formigas, contemplar o mar, a lua, as estelas, ou mesmo acompanhar o processo que perpassa o dia, os meses, os anos, as estações, são variações que estão intimamente ligados a organização do universo, e disposição dos planetas no sistema solar.
A primeira etapa desta prática consistiu na introdução da Alfabetização Científica nesta turma, iniciamos o estudo sobre universo e o Sistema solar, foi apresentado a música Universo, do desenho animado Animaniacs, para dar percepção aos estudantes, propiciando visão micro e macro do universo. A duração foi 4h/a.
            Em seguida, realizamos uma roda de conversa sobre o universo, dando a abertura de espaços para questionamos:
1. O que aconteceria se estivéssemos mais próximos do sol?
2. Ou se estivéssemos mais distantes do sol?
3. Será que há condições de sobrevivência nos outros planetas?
4. Por que somos considerados o planeta azul?
Essas discussões são de extrema curiosidade para os alunos, e a partir destes despertamentos avançamos nos estudos sobre a composição do sistema solar, sua organização e o estudo da terra.
A segunda etapa consistiu no estudo da terra e suas propriedades físico-químicas, seus elementos, camadas (crosta, manto e núcleo), formato, condições naturais de sobrevivência, preservação dos recursos naturais, dentre outras temáticas relacionadas. Para esta etapa utilizamos muitas figuras contidas em diversas fontes como revistas, o livro didático próprio da turma, desenhos animados como: Show da Luna, Doki e Animaniacs.
            A terceira etapa estudamos mais delimitadamente as camadas da terra, o solo e seus tipos (arenoso, argiloso e humoso). Durante este percurso metodológico solicitamos que as crianças escolhessem um tipo de semente, localizasse um solo humoso, e num recipiente adequado plantasse a semente escolhida, além de ter o cuidado diário de deixar a terra sempre úmida para que a semente pudesse germinar. Esta atividade levou um tempo estimado de pelo menos 4 horas aulas, pois era necessário incentivar diariamente a turma a realizar em casa o procedimento, e acompanhar o desenvolvimento da semente até ela crescer. Os resultados foram excelentes.
           A quarta etapa foi produção de miniaturas de vulcões com barro/argila. Após as etapas de compreensão do espaço geográfico, de como é a organização da terra e componentes necessários para a vida, foi sugerido por mim que os alunos produzissem miniaturas de vulcões com barro. O conteúdo inicialmente foi exposto no livro didático (anexo), apresentando as características dos vulcões e o que acontece após a erupção. Conversamos sobre alguns lugares que possuem vulcões ativos e inativos, os elementos químicos que contém na fumaça dos vulcões, os males que podem trazer à saúde ao inalar aquela fumaça, e o que acontece com a lava após a erupção.
Foi solicitado que os alunos fizessem pesquisas sobre o assunto na internet pelo celular, já que a grande maioria da turma possui esta disponibilidade. Conversarmos na aula seguinte sobre o assunto sempre motivando-os a fazer a miniatura do vulcão.
A turma levou em média 4 horas/aula para fazer as miniaturas, então, conversamos novamente sobre a erupção e propomos a experimentação. Utilizamos bicarbonato de sódio, vinagre, corante e detergente. Os estudantes se organizaram para trazer o material já que era de baixo custo e não trazia nenhum perigo à saúde, realizamos o experimento na sala de aula. Todos os alunos participaram ativamente do momento com muita curiosidade, desejando, inclusive, realizar o experimento.
É fundamental que o professor estabeleça regras para que cada um possa realizar com calma a experimentação, pois a turma, ao acompanhar as etapas e resultados, fica bastante entusiasmada, e se não houver colaboração de todos pode resultar num momento de muita euforia e pouco aproveitamento.
Concluindo a etapa da experimentação propomos uma roda de conversa sobre o que foi realizado na aula, em seguida solicitei que cada um fizesse de maneira objetiva a descrição das etapas do experimento.

Conteúdos
Os conteúdos trabalhados foram delimitados no Livro Didático (Aprender Juntos, Ciências) como componente curricular obrigatório do 4° ano do Ensino Fundamental. São conteúdos estabelecidos numa linha didático-metodológica para o 1° bimestre letivo. Foram os seguintes:
Sistema solar
O planeta Terra.
De que é formado o Solo?
Vulcões.

Resultados:












BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018.
DISCOVERY KIDS BRASIL. O Show da Luna. São Paulo, 2016.
MOTTA, Cristiane. Aprender Juntos ciências, 4º ano: Ensino Fundamental. 4. ed. São Paulo: Edições SM, 2014.
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=HjCQUjwwQGc

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Letícia de Oliveira Santos - Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM/UFAL)
Prof. Dr. Kleber Cavalcanti Serra - Instituto de Física/UFAL (Orientador) 

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