Segundo Pizarro (2014, p.55):
[...]
as discussões propostas pela alfabetização científica podem aproximar o saber
científico do cotidiano e da vida do aluno sem desmerecer as aprendizagens tão
necessárias e fundamentais em Ciências. Buscando superar uma compreensão
meramente livresca – reduzida a questionários e cópias [...]
Com o intuito de dialogar sobre o Ensino de Ciências na Educação Básica, perguntamos:
Como articular o Ensino de Ciências com a Alfabetização Científica?
Participe desta enquete respondendo este questionamento. Conte-nos suas experiências e sugestões que contribuem diretamente para o Ensino de Ciências.
Sua participação é importante para nós!
Vamos lá...
magem: Google.
Prof. Dr. Kleber Cavalcanti Serra - IF/UFAL (orientador)
Professores, deixando aqui minha contribuição na temática, considero que a articulação do ensino de ciências com a Alfabetização Cientifica acontece quando reconhecemos a importância dos saberes que serão utilizados além dos muros da escola, que os processos vivenciados a cada instante no espaço são fenômenos naturais e podemos ser agentes colaboradores do universo. Poder fazer uso consciente dos recursos, dando destino apropriado ao lixo, por exemplo, contribuir para eliminar constantemente a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, atuar na preservação dos mananciais, são ações de quem adquiriu alfabetização cientifica, e esta aquisição acontece por meio de um ensino de ciências fortalecido pelas situações do nosso dia a dia.
ResponderExcluirTrazendo situações do cotidiano para a sala de aula.
ResponderExcluira alfabetização científica redireciona o olhar das nossas práticas educativas e o ensino de ciências se torna mais eficiente.
Excluir