No livros de física os autores costumam classificar os problemas * fácil, ** dificuldade média e *** maior dificuldade. Em geral, o aluno não resolve, pois acha que este tipo de problema é para gênio. Nada disso, é um problema, ao contrário de quem não entende de física e avalia diz logo: ah! um problema que só tem fórmula. Na realidade não é. Como exemplo coloco um problema deste tipo que está no livro Resnick, Halliday e Walker, Fundamentos de Física, na primeira unidade.
"Suponha que você está deitado na praia, perto do Equador, vendo o Sol se
pôr em um mar calmo, e liga um cronômetro no momento em que o Sol desaparece.
Em seguida, você se levanta, deslocando os olhos para cima de uma distância H
= 1,70 m, e desliga o cronômetro no momento em que o Sol volta a desaparecer.
Se o tempo indicado pelo cronômetro é t = 11,1 s, qual é o raio da
Terra?"
É claro que não vou resolver o problema, já o fiz em um vídeo que estou produzindo e disponibilizando no youtube.
A ideia é mostrar que este problema já foi resolvido em aproximadamente 300 anos antes de Cristo. Que o relógio do Sol foi usando antigamente em muitas cidades. Portanto, física, não é só resolver problemas. Mas saber resolvê-los é fundamental para quem faz física.
Coloco uma artigo interessante de autoria de JOSÉ ROBERTO V. COSTA em Astronomia no Zenite: O universo é tudo para nós: Eratóstenes e a circunferência da Terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário